“Respondeu Jesus: ‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.'” (João 14:6 – NVI)
“Usava João vestes de pêlos de camelo e um cinto de couro; a sua alimentação eram gafanhotos e mel silvestre. Então, saíam a ter com ele Jerusalém, toda a Judéia e toda a circunvizinhança do Jordão; e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.”
Mateus 3:4-6
Você sairia da cidade rumo ao deserto em busca de uma pessoa que usava vestes feitas com pelos de camelo? E se soubesse que ele se alimentasse de gafanhotos e mel silvestre? Bem, talvez a aparência de João não o tornasse nenhum pouco atraente, mas menos atraente ainda seria o seu pedido: “arrependei-vos”.
Mesmo morando no deserto e em uma condição de vida humilde, João trouxe uma mensagem que visava um arrependimento sincero de coração, o que por consequência deveria gerar um fruto visível em ações. Ele teve sucesso ao trazer sua mensagem, pois toda Jerusalém, Judeia e os que moravam próximo do Jordão saiam em busca de João.
Mas se todo esse povo ia em busca de João, o que eles teriam a oferecer diante do pedido que ele fazia? Que fruto de arrependimento aquele povo poderia apresentar? Talvez todos nós temos dificuldade para mudar o rumo das nossas vidas, e isso faz com que tenhamos dificuldade de nos arrependermos. Mas aquelas pessoas compreenderam pela mensagem de João que a menos que se arrependessem, não poderiam participar do Reino dos Céus que estava prestes a vir.
Portanto elas compreenderam pela mensagem de João que deviam se arrepender de uma vida de pecado, confessando-os e desejando não mais retornar às antigas práticas, por isso elas eram batizadas, como um testemunho de abandono da velha vida, para começarem uma nova, porém agora sob outra perspectiva. Aquelas pessoas agora não queriam mais pecar, não queriam mais andar errado, mas sim passaram a aceitar sobre suas vidas o governo do Reino que estava sendo anunciado.
E nós, será que queremos continuar nossa vida em pecado? Deus nos convida a irmos em busca de Jesus com um sincero arrependimento no coração, pois Ele nos dará uma nova vida, uma vida que somente Deus pode gerar em nós. Mas não somente isso, Ele nos concede a honra de sermos participantes do Seu Reino.