“Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.” (João 5:24 – NVI)
“E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.”
Mateus 4:19
Muitas vezes achamos que somos hábeis para desempenhar certa função, ou até podemos nos considerar capazes de aprender por nós mesmos aquilo que nos está sendo requisitado. Para Pedro e Andre isso não foi diferente, pois ambos eram pescadores profissionais, porém eles pescavam peixes, mas após o convite de Jesus passariam a ser pescadores de homens. Será que estavam preparados para isso? Com certeza não, pois o próprio Jesus disse que iria mudar a profissão deles.
Se essa foi a atitude de Cristo para Pedro e André, não será diferente conosco, pois, se Ele nos chama, não nos deixará do mesmo modo com que nos encontrou, afinal, não estamos preparados para realizar nenhuma atividade que envolva o Reino de Deus, e é por isso que Jesus além de nós chamar, parecisa nos preparar para viver uma vida santa, justa e piedosa, como um bom filho de Deus.
“Eu vos farei…”, é Jesus quem faz e não nós, assim como Paulo escreveu em sua primeira carta aos Coríntios: “De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento” (3.7). Não são poucas as menções que existem no novo testamento falando da necessidade de crescermos, e elas estão em diversos sentidos, como crescermos em fé, crescermos em amor, em graça, em afeto, mas principalmente, a Bíblia menciona para crescermos no conhecimento de Jesus. Mas porque seria assim? Bom, podemos dizer que Jesus é apaixonante, Ele é aquele a quem devemos nos apaixonar à primeira vista. Quando descobrimos o amor que Ele tem e o que fez por nós começamos a sentir o Seu valor, em seguida vamos conhecendo sua bondade, seu carinho, suas qualidades e começamos a entender que somos tão diferentes. Então vamos vendo que Ele é perfeito, e pouco à pouco acabamos querendo ser como Ele é. Quanto mais o conhecemos, mais queremos ser parecidos com Ele, e ainda mais iremos fazer o possível para agradá-lo.
Ah que grande benção! Assim como Pedro e André foram transformados pelo viver com Jesus ao longo de aproximadamente três anos e meio, vendo cada uma de Suas qualidades, assim também nós o seremos. Mas e afinal, quem foi responsável por transformar Pedro e André? Quem será responsável por transformar eu e você? Jesus responde: “Eu vos farei…”.
Enquanto estivermos seguindo a Jesus como Pedro e André o fizeram, estaremos sendo transformados por Ele! E cada vez mais ficaremos parecidos com esse mestre, crescendo nas suas maravilhosas qualidades, a fim de sermos um povo santo, justo, piedoso e zeloso de boas obras. Por isso quanto mais vivermos com Jesus, ainda mais compreenderemos que nossa vida não têm valor sem Ele, pois fará morada em nós, e por meio de Sua presença podemos ter essa vida que realmente importa: a vida eterna.