“Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” (Lucas 19:10 – ACF)
“A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível.”
Mateus 3:12
Como é bom quando compramos os produtos no mercado e vemos que o arroz dentro do pacote está limpo e sem sujeira, ou mesmo o feijão, sem nenhum pedaço da casca. Se pensarmos na farinha de trigo, com dificuldade veríamos alguma sujeira pois teria sido moída junto dos grãos. Mas o que isso tem a ver com Deus ? Podemos dizer que Deus é assim como nós, Ele é exigente e quer todas as coisas livres de impurezas.
João proferiu essa mensagem falando de Jesus como aquele que vai separar e limpar o trigo de sua lavoura. Jesus tem a pá, e está pronto para fazer essa limpeza, porém somente está aguardando o grão de trigo amadurecer, então, após a colheita Ele queimará a palha em fogo inextinguível.
Mas o que isso quer dizer? Assim como nós desejamos que nossas coisas sejam puras, Deus também o deseja. Ele quer que eu e você sejamos como grãos que estão: limpos, sem contaminação e que tem condições de estar junto de outros grãos. Porque se formos como a palha, estaremos contaminando os outros grãos.
Ao mesmo tempo que somos alertados disso e que há algo de terrível para acontecer com todo aquele que não for trigo, podemos nos alegrar pois temos uma esperança. Jesus, o mesmo que possui a pá em sua mão e que irá separar o trigo, também foi veio ao mundo para que todos nós fôssemos limpos.
Não podemos nos aproximar de Deus tão somente em busca de coisas que Ele pode nos dar, mas precisamos nos aproximar em primeiro lugar pelo que Ele é! Quando vemos O Filho de Deus como aquele que é Senhor de nossas vidas, conseguimos ver Sua santidade, Sua beleza, Sua pureza, Sua glória, entre outros infinitos atributos.
Ao nos achegarmos a Jesus, tomamos consciência de quem Ele é, assim como o que fez por nós. Então concluímos que não somos em nada puros e por isso precisamos ser limpos, precisamos ser como um grão de trigo livre de sua palha, pronto para ser moído e usado.
AquEle que foi “moído por nossas iniquidades” suportou a cruz que lhe foi proposta, e por isso Ele nos libertou do peso dos nossos pecados, propondo em si mesmo um novo e vivo caminho, em santidade e purificação para nos achegarmos à Deus. Portanto, nos acheguemos à Ele e vejamos o quão maravilhoso é estar com Jesus para desfrutar de toda pureza que nEle há e fazermos parte do trigo que está no celeiro.