“Respondeu Jesus: ‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.'” (João 14:6 – NVI)
“Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.”
Mateus 5:8
Se lhe fosse dito: “amanhã você irá ver a Deus” como você se sentiria? Sabendo que Ele é totalmente santo, você se consideraria preparado para vê-lo? Quando pensamos em nos aproximar de Deus, começamos a nos sentir despreparados e ficamos com medo, essa atitude revela que há impurezas nos nossos corações.
Somente nos evangelhos Jesus menciona 15 vezes aqueles que são “pequeninos”, sendo que a maioria delas mostra que devemos ter um caráter de criança, principalmente para que possamos herdar o Reino dos Céus. Mas como é um caráter de criança? Principalmente quem já é pai sabe como as crianças são inocentes em muitos dos seus atos e atitudes, por ainda não serem maliciosos ou talvez por ainda não terem aprendido certas coisas. Portanto podemos dizer que uma criança é destituída de hipocrisia.
Muitas coisas em nossas vidas fazemos por aparência, para agradar o outro, mas tendo em vista o benefício próprio, aquele habito do dar, esperando receber algo em troca. Somos interesseiros, nosso coração somente pensa em si, e dificilmente consegue realmente ver a necessidade do próximo.
Por esse motivo está escrito “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jer 17:9), porque de fato nem nós mesmos conhecemos nossos atos. Talvez você deva ter visto algum dos inúmeros casos de linchamento no nordeste, onde algumas pessoas mataram homens por ter violentado crianças. Bem, sem olhar para o crime, mas olhando para a atitude dessas pessoas, será que elas fizeram algo menos grave do que ele, matando-o? Talvez muitas delas nem se imaginariam capazes de matar alguém, mas agora, por causa da ira gerada pela circunstancia isso ocorreu. De fato, nem nós mesmos sabemos do que somos capazes, o nosso pecado habita em nossa carne e quer despertar todo tipo de ação errada em nós.
Por isso “bem-aventurados os limpos de coração”, porque o nosso coração está cheio de impurezas, cheio do orgulho pessoal, de vangloria, onde nossos atos são somente por nós mesmos visando nosso próprio proveito. Sendo assim, por mais que tentemos agir de maneira pura, uma hora se manifestará que há um interesse por trás.
Sendo assim, a pureza de coração principalmente esta centrada na destituição da hipocrisia e do dolo de qualquer ato ou pensamento que se passe por nossa vida. Por isso, por um lado somos hipócritas, enquanto por outro somos impuros. Mas o nosso Amado Senhor Jesus sabe muito bem que somos incapazes de conseguirmos nos purificar, toda vez que levantarmos a bandeira dizendo “eu sou capaz”, estaremos sendo mais uma vez hipócritas, porque essa mesma bandeira levantamos por causa do nosso próprio orgulho.
Por esta causa Jesus nos fala as mesmas palavras que disse a Nicodemos: “importa-vos nascer de novo” (Jo 5:7). O que nos mostra que não há mais como recuperar o nosso coração, por isso Deus, na Sua infinita bondade “nos dá um coração novo, e coloca dentro de nós um espírito novo” (Ez 36:26), a fim de que sejamos homens completamente renovados, a fim de que tenhamos o mesmo caráter de Jesus.
Portanto nos resta aceitar e permitir que Deus opere em nós a Sua maravilhosa obra, de remover um coração defeituoso, para nos dar um coração purificado e sem sujeira alguma. Um coração sem hipocrisia e que se doa pelo outro, assim como Jesus fez por nós, a fim de que pudéssemos ser Seus irmãos. Que possamos ansiar pelo dia em que O veremos face a face, estando com um coração puro.