Planejamento estratégico

  • Compartilhar

“Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia e dizia: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.”

Mateus 3:1-2

Todos nós costumamos fazer planos, organizamos nossos projetos e agendas para realizarmos determinadas atividades no futuro, sejam elas relacionadas ao nosso trabalho, atividades sociais ou em lazer nos períodos de férias.

Porém quando nossos planos não ocorrem conforme o desejado, ficamos frustrados e precisamos cancelá-los totalmente, ou se possível, replanejar de outra forma. Isso mostra como somos falhos, afinal, por mais que sejamos cautelosos e atentos, sempre estamos sujeitos à eventos que não estavam previstos.

Mas para Deus, nenhum plano pode ser frustrado (Jó 42:2), e com certeza o evento mais esperado por todos os pecadores não iria ocorrer fora da época correta.

“Naqueles dias”, assim Mateus começa a relatar o início da pregação de João Batista. Mas que dias eram aqueles, para que sejam considerados ideais ao cumprimento dos planos de Deus no tocante à vinda de Cristo e a revelação do Evangelho?

Se você tem acompanhado as mensagens desta coluna, ou se leu os 2 primeiros capítulos do Evangelho de Mateus, você verá que era uma época em que Herodes, um rei totalmente ganancioso trazia trevas sobre a nação de Israel. Mas também não só ele, pois Roma já estava dominando sobre o povo, cobrando impostos e impondo seu governo sobre a nação israelita. Até esse momento, já marcavam praticamente 300 anos de silêncio profético desde o último escrito do velho testamento: Malaquias. Porém, nesse mesmo período os romanos abriram diversas estradas facilitando a comunicação entre cidades, com o fim de melhorar o transporte de mercadorias e fomentar a economia.

Talvez todos esses pontos definem o momento certo para o Messias vir ao mundo! Pois está escrito que das trevas resplandeceria luz (2Co 4:6), e assim Jesus fez em meio ao governo de Herodes. Um outro ponto mostra que a figura profética da estátua de Daniel 2 estava se cumprindo com o domínio de Roma sobre Israel. Mas além disso, temos a possibilidade da propagação do Evangelho ao mundo, através das estradas abertas que facilitariam as viagens dos mensageiros.

São apenas 3 pontos, mas que ocorrerem pela perfeição dos planos de Deus! Quer uma prova de que tudo isso é real? É essa própria mensagem que você está lendo! Se os planos de Deus não fossem perfeitos, eu não teria conhecido o Evangelho e não estaria escrevendo esse texto, assim como você não estaria lendo esta coluna.

Portanto, a estratégia de Deus em nos alcançar funcionou! Dessa forma precisamos confiar e entregar os nossos planos à Ele, para que os modifique, os corrija, e realize conforme a Sua vontade e tempo. Pois o fim deles, é melhor que podemos esperar, porque estaremos com Ele naquele Reino de justiça, paz e alegria no Espírito Santo.

Deixe seu comentário

Leia também

Disposição para agir

Publicado em 3 de outubro de 2019
“Tendo eles partido, eis que apareceu um anjo do Senhor a José, em sonho, e disse: Dispõe-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e permanece lá até que eu te avise; porque Herodes há de procurar o menino para o matar” Mateus 2:13 Você levantaria de sua cama em uma noite […]

Um velho livro empoeirado

Publicado em 25 de julho de 2019
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” 2Timóteo 3:16-17 As constantes mudanças tecnológicas, juntamente do processo de globalização baseada em um sistema […]

Onde está o meu querer?

Publicado em 10 de fevereiro de 2022
“Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” Mateus 6:21 Podemos sair para as ruas da cidade com o fim de caminhar, mas nem percebemos que paramos na frente da vitrine de uma loja porque algo chamou nossa atenção, algo que talvez gostaríamos de ter. O mundo inteiro está assim, cheio […]

A sabedoria necessária

Publicado em 5 de fevereiro de 2022
“Porque na muita sabedoria há muito enfado; e quem aumenta ciência aumenta tristeza” Eclesiastes 1:18 Escrito há quase 3000 anos, esse versículo continua e continuará a ressoar as realidades que tangem os corações humanos! Adoramos o conhecimento! E queremos saber cada vez mais e mais! Sim! Esse foi um dos pontos usados como isca de […]

A dificuldade e a recompensa

Publicado em 5 de fevereiro de 2022
“Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa” Mateus 6:16 O que nos move a fazer coisas difíceis? Porque em diversas situações nos colocamos a disposição para fazer coisas incomuns e […]

A maior riqueza

Publicado em 3 de fevereiro de 2022
“Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam” Mateus 5:19-20 Se você tivesse um local para esconder e proteger o que […]