Os bons alunos

  • Compartilhar

“Percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo”

Mateus 4:23

Quantas vezes já pensamos assim: “isso eu já sei, não preciso ver de novo”? Muitas vezes alguém quer nos ensinar algo ou falar algo que já ouvimos e acabamos cortando o assunto, ou ainda que o escutemos, nem prestamos atenção. Essa atitude é totalmente inadequada para quem quer estar com Deus, pois é necessário que sejamos bons ouvintes para que possamos ter fé!

Jesus começa seu ministério fazendo três coisa principais as quais seguem: ensinando nas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando doentes e enfermos. Portanto como são temas complexos, vamos olhas somente um neste momento, quanto aos outros, ficarão para a próxima mensagem.

Estamos acostumados com o ensino como sendo algo que vivemos em nossa juventude enquanto estávamos estudando e que após isso saímos da posição de aluno. Geralmente um bom aluno busca entender, compreender, estudar e se esforça para aprender a matéria proposta. Esse caráter deveria se repetir quando nos colocamos diante de Deus, mas não é o que ocorre, conforme Paulo comenta: “não há quem entenda, não há quem busque a Deus” (Ro 3:11).

De fato! Ninguém entende Deus, e ninguém o busca o suficientemente para tentar o compreender, pois por mais que nos esforcemos, somos inaptos para nos aproximar dEle. Sendo assim, o próprio Deus resolveu fazer o caminho contrário, enviando Jesus, seus próprio Filho para nos ensinar.

Naquela época, era normal que as pessoas fossem à sinagoga todo sábado para aprender e ouvir sobre Deus, seja pela leitura ou por um mestre ensinando. Jesus precisava levar o verdadeiro ensino de Deus a todos e isso incluía os religiosos, então, nada melhor que ir onde eles se reuniam para esse fim. Jesus lia as escrituras do antigo testamento fazendo Sua exposição, e, por causa disso, ocorriam dois posicionamento: uns se maravilhavam e acreditavam em Suas palavras, enquanto outros o rejeitavam.

Porém assim como Jesus fez naquela época, Ele ainda o faz hoje, pois continua nos ensinando sobre Deus. Ele nos entregou a Sua Palavra na Bíblia, estabeleceu a Igreja como um testemunho e também enviou o Seu Espírito a todo aquele que creu. E por meio desses instrumentos, Ele deseja que aprendamos de Deus, que nos convertamos dos nossos maus caminhos para a Sua maravilhosa Luz.

Porém durante esse ensino seremos confrontados, e precisaremos nos posicionar! Ou nos maravilharemos, admitindo todo esse aprendizado em nossos corações, aceitando ser ensinados por Cristo, ou acabaremos o rejeitando.

Tudo que o Senhor nos ensina, é para o nosso bem, porque Ele sabe o que é melhor para cada um de nós, porém se rejeitamos o Seu ensino, acabamos tendo uma atitude egoísta em nosso coração, achando que ainda sabemos o que é melhor para nós. Mas quando aceitamos ser ensinados, nos colocamos na posição de alunos e Ele se coloca na de Mestre, então nos falará com amor e compaixão, nos revelando todos nossos erros e defeitos, para que ao mesmo tempo possa nos conduzir aos ensinos e caminhos de vida eterna.

Será que você está disposto a escutar o Mestre? Considere em seu coração e busque ao Senhor, deixe que Ele possa lhe falar, não o interrompa, nem feche seu coração, pois como Ele mesmo disse:

“as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida”

(Jo 6:63).

Deixe seu comentário

Leia também

Disposição para agir

Publicado em 3 de outubro de 2019
“Tendo eles partido, eis que apareceu um anjo do Senhor a José, em sonho, e disse: Dispõe-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e permanece lá até que eu te avise; porque Herodes há de procurar o menino para o matar” Mateus 2:13 Você levantaria de sua cama em uma noite […]

Um velho livro empoeirado

Publicado em 25 de julho de 2019
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” 2Timóteo 3:16-17 As constantes mudanças tecnológicas, juntamente do processo de globalização baseada em um sistema […]

Onde está o meu querer?

Publicado em 10 de fevereiro de 2022
“Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” Mateus 6:21 Podemos sair para as ruas da cidade com o fim de caminhar, mas nem percebemos que paramos na frente da vitrine de uma loja porque algo chamou nossa atenção, algo que talvez gostaríamos de ter. O mundo inteiro está assim, cheio […]

A sabedoria necessária

Publicado em 5 de fevereiro de 2022
“Porque na muita sabedoria há muito enfado; e quem aumenta ciência aumenta tristeza” Eclesiastes 1:18 Escrito há quase 3000 anos, esse versículo continua e continuará a ressoar as realidades que tangem os corações humanos! Adoramos o conhecimento! E queremos saber cada vez mais e mais! Sim! Esse foi um dos pontos usados como isca de […]

A dificuldade e a recompensa

Publicado em 5 de fevereiro de 2022
“Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa” Mateus 6:16 O que nos move a fazer coisas difíceis? Porque em diversas situações nos colocamos a disposição para fazer coisas incomuns e […]

A maior riqueza

Publicado em 3 de fevereiro de 2022
“Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam” Mateus 5:19-20 Se você tivesse um local para esconder e proteger o que […]