“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;” (Atos 2:38 – ACF)
“Passando adiante, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco em companhia de seu pai, consertando as redes; e chamou-os. Então, eles, no mesmo instante, deixando o barco e seu pai, o seguiram.”
Mateus 4:21-22
Se lermos os quatro evangelhos contidos na Bíblia, teremos uma percepção sobre Jesus, que Ele era alguém que estava sempre em plena atividade. Dos quatro evangelhos, o que foi escrito por Marcos revela Jesus como um servo que está pronto para agir e servir (Ma 10:45). Principalmente nesse evangelho, vemos que Jesus mal deixava uma atividade e já se posicionava para outro ato, desde o início de sua carreira Jesus disse que precisava andar muito, e que isso era necessário para cumprir parte de Sua missão (Marcos 1:37).
Logo após chamar Pedro e André, Jesus continuou sua jornada, indo em frente e continuando a atrair os homens com Sua maravilhosa luz. Foi assim que Ele chegou à Tiago e João, que também eram pescadores como Pedro e André. Jesus lhes faz o mesmo convite que havia feito à estes, e eles de igual modo, agem deixando imediatamente seus trabalhos e seu pai para seguir a Cristo.
Jesus por toda sua vida nunca deixou de chamar pecadores ao arrependimento, mas não somente Ele, pois o próprio Deus, desde o primeiro pecado precisou ir atrás de Adão para o chamar ao arrependimento. Desde que o pecado entrou no mundo, o descanso de Deus foi interrompido, sendo necessário que Ele começasse a chamar o homem ao arrependimento, foi por isso que Jesus disse: “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também” (Jo 5:17).
De fato! Como temos dado trabalho à Deus com nossos pecados, pois quando Jesus nos chama, Ele não só expõe o nosso pecado colocando a Sua luz, mas também nos revela o quanto somos indignos de estar na presença de Deus. Por isso muitos de nós nos escondemos em meio às nossas desculpas e costumamos dizer que fazemos o bem, que temos fé e até que amamos a Deus. Assim mais uma vez Deus precisa trabalhar e nos mostrar a quem realmente amamos: “os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más” (Jo 3:19). O motivo pelo qual agimos assim é simples: somos tão orgulhosos que achamos errado admitir nossos erros e pecados.
Enquanto Jesus esteve aqui na terra ele não parou de chamar pecadores ao arrependimento, Ele ia adiante chamando cada um. Porém Jesus não fala uma vez e vai embora, mas Ele continua falando para nós hoje por meio da Bíblia, da Igreja e das Suas testemunhas de forma tão real como falou com Pedro, André, Tiago e João! Entretanto, assim como o próprio Jesus teve que dar vários puxões de orelha em Pedro, assim Ele fará conosco.
Com certeza a porta de entrada do seu coração faz parte dos destinos de Jesus, mas também, talvez Ele até já tenha batido algumas vezes em você querendo entrar e fazer parte de sua vida, mas você não O aceitou, talvez porque estava muito ocupado, talvez porque não conhecesse esse hóspede ilustre, talvez porque achou que ele era até irreal. Bom, em meio à tudo isso, sabemos que Ele irá voltar, não só para tentar se achegar aos corações que ainda não O tem, mas sim ele irá voltar de maneira visível e real, para estabelecer o Seu Reino aqui na terra, e nesse dia todo olho o verá! Reconheça hoje que és um pecador e que necessita de um salvador e encontrará Nele tudo que tua alma anseia!