“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16 – NVI)
“Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus.”
Mateus 5:20
Você já ouviu falar em um relógio atômico? Ele é usado em satélites e outras atividades que exigem uma fidelidade de tempo extremamente alta. Isso porque a margem de erro desse relógio é de um segundo a cada 10 milhões de anos, ou seja ele é praticamente infalível.
Tão certos e infalíveis como estes relógios era como os escribas e fariseus se consideravam. E de fato, as pessoas os observavam e não achavam pecados em suas condutas, porém eram eles mesmos que ensinavam as leis e preceitos, podendo dar ênfase somente ao que desejavam, por esse motivo Jesus disse a eles: “vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade” (Mat 23:28).
Enquanto é revelada a impureza dos corações deles, Jesus nos chama a sermos mais justos do que eles, porém ainda mais do que isso, a justiça requerida de nós deve ser tão certa e infalível como um relógio atômico. Afinal, Deus que é santo, justo, glorioso e totalmente auto-suficiente, estabeleceu altos padrões em sua lei, pois eles precisavam condizer com sua própria realidade. Assim a Lei só pode ser cumprida se for em sua totalidade, “pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos.” (Ti 2:10).
E porque “todos pecaram” (Ro 3:23), também todos carecem da glória de Deus, ou seja, nenhum homen conseguiu guardar essa lei sem ter caído em um pecado sequer.
Mas porque nós precisaríamos cumprir toda essa lei? Simples, o céu não suporta o pecado, ninguém pode permanecer diante de Deus tendo pecado em si. Portanto nossa salvação depende da justiça encontrada em nós.
Mas nós temos um alento, pois podemos ser “justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos” (Ro 3:24-25). Sim, por meio da fé em Jesus podemos alcançar graça e obter a justiça requerida, a fim de sermos justificados de todos nossos pecados.
Como Deus é maravilhoso! Ele nos criou, e nos rebelamos contra Ele pelo pecado, mas ainda assim Ele deseja que sejamos salvos, por isso enviou Seu Filho não só para cumprir a lei em toda justiça, mas também para pagar o preço da morte dos nossos pecados. Por isso, assim como nossos pecados foram colocados sobre Cristo, também a justiça dEle foi imputada sobre nós, para que pudéssemos ter a intrepidez de entrar no Santíssimo lugar e nos achegarmos à Deus.
Diante de tudo que Jesus fez por nós, nada mais nos resta senão nos rendermos a Ele, e chamá-lo de Senhor!