“Respondeu Jesus: ‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.'” (João 14:6 – NVI)
“A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome”
Mateus 4:1-2
Muitas vezes perdemos o conceito de tentação e pensamos que elas ocorrem em momentos específicos em que podemos identificá-las. Por isso podemos pensar que Jesus somente foi tentado nesse momento que esteve no deserto, mas esquecemos que Ele foi tentado por toda Sua vida. Por exemplo, os fariseus e os escribas passavam o seu tempo armando ciladas contra Jesus, a fim de apanha-lo em alguma palavra errada e que não fosse de acordo com as escrituras. Isso durou até o fim de Seu ministério público. Ele também foi tentado na cruz, pouco antes de morrer quando disseram “Salva-te a ti mesmo, se és Filho de Deus, e desce da cruz!”(Ma 27:40).
São nas tentações de Jesus que podemos ver algo maravilhoso, que também nos ensina muito sobre as características de um filho de Deus, dentre as quais está a obediência! Na tentação, Jesus mostra que está totalmente submisso à vontade do Pai, porque se não o fosse poderia ter agido diferente, talvez para dar um basta na situação, ou até mesmo para fugir dessas ocasiões a fim de não enfrentá-las. Por isso com Ele aprendemos que as tentações virão, e que devemos enfrentá-las de frente, porém sempre com os olhos voltados para a vontade de Deus.
O maior objetivo do Diabo durante a vida de Jesus aqui na terra era fazer com que Ele desonrasse o Pai, para que não fosse à cruz, com isso o inimigo de Deus teria direito sobre todas nossas almas por serem pecadoras. Se o Diabo tão somente tivesse feito Jesus cometer um único pecado, todo plano de Salvação de Deus estaria perdido e Jesus, aquele que é Filho de Deus estaria nas mãos do inimigo. Mas somos gratos à Jesus pois Ele venceu todas as tentações, que são muito maiores que podemos imaginar, e tudo isso para poder nos salvar.
Porém se Jesus foi tentado logo após receber o Espírito Santo e iniciar sua jornada, o que podemos esperar que aconteça conosco quando passamos pelo novo nascimento? Quando nos convertemos e nos tornamos filhos de Deus, imediatamente nos sentimos em um deserto, onde somos tentados a abandonar nossa fé, a deixar de lado toda a vida que estamos querendo viver com Deus. Assim agradecemos à Deus por nos dar sempre um escape, por nos dar o seu Espírito, para que possamos vencer, sejam as menores, sejam as maiores tentações, basta querermos e sermos obedientes, olhando sempre para Deus.
Jesus foi tentado quando estava com fome, fraco, em meio a um deserto e sozinho, e Ele venceu! Portanto, por meio dEle hoje também podemos vencer o pecado, pois todos os que nasceram de novo e se converteram podem passar por todas essas coisas, mas suportarão pois Ele sustentará!