“Asseguro-lhes que aquele que crê tem a vida eterna.” (João 6:47 – NVI)
“Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o admitiu.”
Mateus 3:15
Quando recebemos uma tarefa, devemos cumpri-lá, porém para realizarmos isso precisamos dar passos e aceitar as consequências que tal tarefa pode nos trazer durante o percurso.
Conforme vimos na mensagem anterior, podemos ver que Jesus é suficientemente responsável para realizar todas as suas atividades, suportando todo tipo de consequência que iria vir sobre Ele. Mas quando chegamos à esse verso, Ele comenta “cumprir toda a justiça”. Quando Jesus menciona o cumprimento de uma justiça, está falando de algo que já estava ocorrendo, mas e desde quando?
No livro de Gênesis 3:15, Deus já mencionava que Ele viria pare cumprir a justiça, onde Jesus, o descendente da mulher feriria a cabeça da serpente, enquanto a própria serpente feriria o calcanhar de Jesus. Mas qual o sentido de ferir o calcanhar dEle? Talvez as palavras de Charles Spurgeon nos clareiem: “Foi na tentação, no sofrimento e na morte, mas também na perseguição do povo de Deus e na luta contra todos os cristãos. ‘Ferir o calcanhar, é doloroso’. Difícil faz o caminho. Mas não é fatal. Angústia, mas não morte.” Porém enquanto Jesus tinha Seu calcanhar ferido, Ele cumpriria a justiça esmagando a cabeça da serpente, que é satanás.
Já são quase 6000 anos que essa justiça está em curso, e a vitória está garantida, pois há cerca de 2000 anos Jesus veio e responsavelmente fez a maior obra necessária e que traria certeza da vitória. Porém desse esse tempo, o inimigo vem ferindo o calcanhar de Jesus pela Igreja e Seus eleitos, mas sabemos que chegará o dia em que a justiça de Deus estará completa sobre Satanás, pois Ele está “aguardando os inimigos se porém por estrado dos Seus pés”.
Apesar de tudo ter sido feito por Jesus, podemos observar que Ele disse: “nos convém”, falando naquele instante para João diretamente, mas indiretamente para todos os que querem ser participantes dessa justiça, Jesus nos coloca na condição de co-participantes dessa Justiça, onde devemos ser membros ativos do corpo de Cristo que é a Igreja.
Sejamos assim, homens e mulheres participantes e ativos, participantes dessa justiça de Deus, para que através de Cristo venhamos alcançar graça e socorro no momento oportuno.