“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;” (2 Timóteo 3:16 – ACF)
“Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.”
Salmo 1:6
Que ânimo temos quando compreendemos que Deus é quem conhece o caminho dos justos, pois este caminho é de bem e paz. Mas muito mais que isso, pois Jesus se revela como sendo “O Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14:6), sendo assim aquEle por meio de quem podemos alcançar a vida eterna.
Como isso é confortante! Sabermos que o caminho que nos conduz à vida eterna é pessoal! Descobrimos aqui que não estamos sujeitos a uma lista de regras para que possamos nos aproximar dEle, mas sim, como um amigo Ele deseja fortificar esses laços, mostrando sua graça que é misericordiosa, mostrando Seu amor ao nos levantar quando caídos e também nos revelando quando estamos errados.
Quando intimamente reconhecemos Jesus como nosso Senhor, Ele nos dá o direito que o chamarmos de irmão! Ah! Que grande alegria saber que teremos um irmão mais velho eternamente, um irmão que nos ama mais que nós mesmos podemos nos amar! Nosso irmão é cuidadoso e quer que cheguemos à salvação (1Ti 2:4), para nos dar a garantia de que não pereceremos.
Diariamente fazemos nossas atividades, trabalhamos e nos envolvemos com diversas coisas, nesse tempo eventualmente podemos achar que é impossível estar com Deus, ou andando pelos seus caminhos, mas Ele está conosco como o esteve com Jacó: “Eis que eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores” (Gen 28:15). Pois “se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo” (2Ti 2:13).
Ainda que venhamos a nos afastar, Ele continuará a trabalhar por nós, porém agora para nos chamar de volta. Deus sempre se mostrou persistente em nos buscar, desde o primeiro pecado, Adão se escondeu, fugindo de Deus, mas Ele foi em busca de Adão.
Se lermos a Bíblia e observarmos todo o trabalho que Deus realizou para atrair pecadores ao arrependimento, chegaremos à uma conclusão: que Deus ama um coração quebrantado e um espírito contrito, como Ele mesmo disse: “Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos” (Isa 57:15).
O “Senhor conhece o caminho dos justos” porque os justos buscam os caminhos do Senhor. Precisamos nos indagar: Será que temos buscado os caminhos do Senhor? Será que nossos propósitos estão alinhados com os dEle? Será que nossa vida tem sido agradável à Deus? Que possamos analisar nossas respostas e rever por qual caminho estamos andando: o dos justos rumo à eternidade ou dos ímpios, perecendo.