“Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” (Lucas 19:10 – ACF)
“E não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal”
Mateus 6:13a
Afinal, o que significa ser tentado? Talvez temos perdido esse significado e a sua importância em nossos dias, pois o pecados descritos por Deus em Sua Palavra têm sido praticados, mas não só isso, pois também têm sido apoiados. Portanto a tentação é qualquer coisa ou evento que possa abrir portas para que caiamos em pecado, o que fere o coração de Deus.
Embora é comum que as pessoas vejam o pecado como algo “prazeroso”, ele continua sendo algo que nos afasta de Deus e por consequência da vida eterna. Se observamos o que aconteceu com Adão e Eva ao serem tentados quando estavam no jardim do Éden e comeram do fruto proibido, perceberemos que assim como eles foram afastados da presença de Deus, também foram afastados da Árvore da Vida (que estava no meio do jardim), porque cobiçaram o fruto que era agradável aos olhos e desejável. Por isso não só perderam somente o acesso a Deus como abriram a porta necessária para que o pecado e a morte entrasse no mundo.
Essa é a importância da tentação! Porque o primeiro homem criado por Deus caiu, também todos os outros caíram! Porque o primeiro homem pecou, também todos os outros pecaram! Portanto o que nos resta hoje? Não somente devemos buscar à Deus por meio de Cristo para pedir perdão por nossa situação, mas devemos realmente seguir o ensino de Jesus e orarmos pedindo para que Ele não nos deixe cair em tentação.
Deus nunca disse em Sua palavra que não passaríamos por tentações, por isso deixou claro que elas viriam. Mas para que tivéssemos alento, nos deixou lembretes, como o de Tiago: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações”, portanto “Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam” (Ti 1:2,12).
Ao nos ensinar a orar, Jesus disse “não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal”. Com base nisso, podemos perceber que a instrução é completa! Pois o nosso maior mal de fato não é o fato termos algum dano de saúde, de sofremos algum acidente, ficarmos sem nenhum recurso financeiro, ou até não ter o que comer. Isso porque o nosso maior mal é aquele que não afeta somente a nós mesmos, como também fere à Deus, portanto cair em tentação e pecar é o nosso maior mal!
Hoje somos tentados à todo momento. Não precisa ser uma serpente nos oferecendo um fruto proibido como foi à Eva, não precisa ser uma mulher bonita e atraente como Bateseba foi à Davi, não! Mas pode ser algo muito sútil em nossa vida, e que pode até ter uma “boa aparência”. Sabe aquele emprego tão desejado que te colocará em um cargo reconhecido por todos? Sim ele pode ser uma tentação, pois fará o coração desejar o reconhecimento e acabara pecando pela soberba. Ou sabe aquele conhecido seu que foi bem sucedido, e teve vitória, mas era você que queria estar lá? Sim, esse é mais um ponto onde a tentação pode nos levar ao pecado da cobiça.
De fato! À todo tempo somos tentados, por isso precisamos estar atentos às tendências da nossa carne e procurarmos reconhecer tudo isso diante de Deus, orando para que Ele não nos deixe cair nessa tentação e não produzamos tamanho mal. Por esta causa que Jesus nos ensina: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”(Mat 26:41).
Nossa carne é fraca! E junto dela também nosso coração “Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.” (Mc 7:21-22). Pois a nossa carne responde aos desejos, vontades e sentimentos de nossa alma, portanto oh! como somos fracos!
E é justamente pela nossa fraqueza em combater tudo isso, que devemos buscar mais uma vez auxílio! Porque não temos forças suficientes para combater pos nós mesmos, pois se assim fizermos acabaremos caindo. Mas temos a Jesus, que da parte de Deus envia o Seu Espírito, para todos os que à Ele se achegam, a fim de que possam resistir à toda tentação. Porque “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana” (1Co 10:12a), e se a tentação é humana, ou seja, carnal, mas estivermos no espírito, não há o que temer, mas sim continuemos andando em espírito! Pois assim resistiremos à tudo que nos sobrevier, para por fim alcançarmos não somente a vitória, mas sim uma vida santificados e afastada de todo e qualquer pecado. Mas isso só é possível porque “Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.” (1Co 10:12b)