“Respondeu Jesus: ‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.'” (João 14:6 – NVI)
“Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra”
Mateus 5:18
Você tem o hábito de ser detalhista nas coisas? Observa cada detalhe e cuida para que tudo seja feito do melhor modo possível? Bem, talvez muitos de nós sejamos assim, mas ao olharmos para Deus, veremos que Ele é extremamente detalhista! Você pode contemplar toda criação que Ele fez e ver que tudo opera de uma maneira maravilhosa, desde o ciclo de vida das plantas, animais e seres humanos, bem como o funcionamento do nosso próprio corpo, ou também, o modo pelo qual somos gerados, no ventre de uma mulher. Deus é maravilhoso!
Vendo tudo isso, Jesus diz: “nem um i ou um til passará da lei, até que tudo se cumpra”. Se Deus foi cuidadoso com a criação, Ele também é com a lei que fez por causa do desvio pecaminoso que os homens tiveram. Segundo o que Paulo escreveu aos Romanos, a Lei tanto é boa, como santa, justa e espiritual, portanto não há nenhum problema nela, mas o problema está no homem, que é carnal. E por este motivo a lei de Deus veio para que todos nossos pecados fossem expostos à nós mesmos, a fim de que chegássemos a conclusão de que somos incapazes de cumprir tamanhos requisitos.
Quando Deus entregou toda Lei à Moisés, e este a apresentou ao povo de Israel, eles disseram que a cumpririam, o que nunca ocorreu. Porém em Jesus Cristo toda a Lei está cumprida! E todo aquele que o recebe, recebe o Seu Espírito, e juntamente com Ele a justiça imputada por Deus, deixando assim de ser um homem que vive na carnalidade, para ser capaz de viver em Espírito. Mas muito mais que isso, essa vida no Espírito de Cristo é o que da garantia da salvação e da isenção da culpa do pecado, pois nEle a Lei foi cumprida.
Achou difícil demais essa explicação? Pense que cumprir a Lei é muito pior! Se renda a Jesus! Pois a Lei foi cumprida e Ele descomplicou tudo para nos salvar! O sacrifício foi feito de uma vez por todas! Agora só resta o cumprimento das últimas profecias, pois “nem um i ou um til passará”! Tudo se cumprirá!
“Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão” (Mt 24:35). O relógio profético de Deus está correndo e, nos mínimos detalhes cada profecia vem sendo cumprida, ao ponto de estarmos à um passo do retorno do Senhor Jesus. Pois Deus disse que Ele viria pela primeira vez, e Ele veio. Deus disse que Ele curaria enfermos e Ele curou. Deus disse que Ele morreria e depois de três dias ressuscitaria, e Ele o fez. Pois Ele é o cumprimento de toda Palavra de Deus, sendo Ele mesmo a própria Palavra! Portanto, olhemos para Ele e aguardemos ansiosos por esse dia! Mas enquanto isso, que possamos nos revestir cada vez mais do Seu Espírito, a fim de sermos santificados e achados como servos vigilantes.