“Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.” (João 5:24 – NVI)
“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre”
Isaías 9:6-7
Natal: sobre o que pensamos quando ouvimos falar dele? A lista das possibilidades de resposta é enorme, pois enquanto para uma criança pode significar uma data de ganhar presentes, para outra essa data pode ser um dia com alimento na mesa, provido por uma ação social dessa época. Para algumas pessoas essa data pode significar um momento de festejar, reunir família e amigos, ao passo que para outros essa data pode trazer uma enorme solidão por estar longe das pessoas que ama, ou porque talvez nunca teve a oportunidade de ter uma família reunida nesse dia.
Nessa data, costumamos agir por um ponto de vista totalmente humano, mencionando a história do papai noel, enfeitando pinheirinhos, preparando comidas e reuniões familiares entre outras coisas, mas deixamos de lembrar que há algo de espiritual no motivo deste dia existir.
Não, o natal não existe por causa do papai noel, e muito menos para ser um dia de dar presentes ou reunir a família. Esse dia, 25 de dezembro, é o dia mais provável do nascimento de Jesus, que ocorreu há 2019 anos. O natal existe por causa dEle, aquEle que veio ao mundo com algumas características que não poderiam ser encontradas em nenhum homem: “Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”.
Jesus, aquele que nasceu em uma manjedoura não ficou menino para sempre, pois cresceu, se tornou adulto e trouxe um novo tempo para a humanidade. Por meio dEle, a igreja, que era um dos mistérios de Deus, passou a ser revelada e existir, assim como por meio dEle o evangelho passou a ser pregado, mas não só isso, por meio de Jesus e através da Sua morte na cruz, pudemos receber o perdão dos nossos pecados. Ah! São tantas coisas para serem listadas! Já são 2019 anos que a esperança do mundo foi renovada, pois sabemos que Ele estabelecerá paz sem fim por meio do Seu governo no mundo, assim podemos confiar e descansar nEle.
Não deixemos que a alegria por ter Jesus se resuma a pensar nEle depois que já realizamos todas nossas atividades de Natal, e muito menos que esse seja um dos poucos dias do ano em que lembramos dEle, mas que possamos estar vivendo dia após dia com a vida de Cristo em nosso coração, ansiando pelo dia que Ele voltará.