“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16 – NVI)
“Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia e dizia: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus”
Mateus 3:1-2
Não, o Evangelho não poderia ser pregado se não começasse pelo pedido: “arrependei-vos”. Uma palavra confrontadora, mas ao mesmo tempo, tão cheia de amor e esperança.
Quantos de nós conseguimos olhar para o modo em que estamos vivendo e compreender que precisamos nos arrepender? É, temos uma dificuldade imensa de reconhecer nossas falhas, mesmo quando as vemos com nossos próprios olhos, porém, quanto mais duro fica o nosso coração ao escutarmos alguém dizendo que precisamos nos arrepender?
A mensagem do Evangelho é clara! “Arrependei-vos, porque está próximo o Reino dos Céus”, sim as boas novas começam com o reconhecimento de que não merecemos esse novo reino, a menos que: nos arrependamos.
Mas e afinal, vou me arrepender do que? As vezes olhamos para a vida e achamos que somos justos, bondosos, corretos, fiéis, verdadeiros e muitos de nós, por imaginar ter essas qualidades, se considera um exemplo para a sociedade. Portanto, é exatamente disso que precisamos nos arrepender, de achar que somos certos, de termos um censo próprio de justiça, e por isso imaginar que somos bons, porque bom há só Um, que é Deus.
Precisamos admitir diante de Deus que temos tido uma vida em pecado! Afinal, será que nunca mentimos? Será que temos sido fiéis à todos que nos rodeiam, mesmo no nosso coração e pensamento? Será que eu não tenho me achado superior ou mais merecedor de certas coisas que outras pessoas? Será que eu consigo perdoar qualquer ofensa sobre a minha pessoa?
A lista dos nossos erros é grande, mas graças a Deus que enviou o Seu Filho, e Ele está mudando este mundo, transformando pecadores em pessoas arrependidas, pessoas que escolheram passar pelo vale da humilhação, para poder participar do Reino dos Céus.
Ah! Arrependimento! Você sabe o que significa? Quer dizer: “mudança de rumo” ou “mudança de pensamento”. Que tal mudar o rumo de sua vida e deixar de caminhar por seus próprios pés para poder andar nas pegadas que Cristo irá deixar em sua vida? Arrependa-se diante de Cristo, aquele que é poderoso para nos guardar de tropeçar nas nossas próprias falhas.