“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16 – NVI)
“Despertado José do sono, fez como lhe ordenara o anjo do Senhor”
Mateus 1:24
Esse versículo talvez seja um profundo apelo de Deus para muitos de nós nesses dias, sejamos crentes ou não. O fato é que esse aspecto de acreditar ou não na existência de Deus e no que Ele fez não muda Suas características e propósitos sobre uma humanidade que foi criada por meio de Cristo.
Quando pensamos em despertar do sono, a primeira coisa que imaginamos é que precisamos abrir nossos olhos e também “colocar a cabeça para funcionar”. Pois bem, isso não é só um fato físico, mas também é um chamado que Deus tem feito à todas as pessoas, no tocante às realidades espirituais.
Todos temos recebido de Deus aquele clamor que Paulo descreve em Efésios 5:14 “desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos e Cristo te iluminará”. Será que achamos pesadas essas palavras? Será que conseguimos ver que estamos mortos enquanto não temos despertado? Sim! Essa é a realidade espiritual para a qual Deus tem nos chamado, pois enquanto não abrirmos nossos olhos e colocarmos nossa mente para funcionar, querendo ver claramente as coisas que Ele deseja nos mostrar por meio da iluminação que Cristo provém, todos estaremos dormindo, como mortos para a eternidade.
José, nesse versículo citado acordou e se dispôs imediatamente a praticar tudo que o anjo de Deus lhe havia ordenado. Tal atitude nos mostra uma necessidade ainda mais profunda no que se refere a essas realidades espirituais, pois todos devemos ponderar sobre tudo que temos recebido de Deus e pôr em pratica. Pois Ele nos dá graça para que consigamos fazer todas as coisas e não somente por isso, mas também porque Deus que é criador de tudo, inclusive eu e você, quer que deixemos de ser somente criaturas, para que possamos nascer novamente a fim de sermos chamados filhos de Deus.
Com José, Deus usou um anjo mas para eu e você talvez essa mensagem seja o instrumento pelo qual ele quer nos despertar. Dessa forma Ele sempre tem seus meios, e mais uma vez tem clamado, para que consigamos olhar para Jesus, reconhecendo que “estamos mortos em nossos delitos e pecados” (Efésios 2:1). Que possamos estar sempre bem acordados e vigilantes para nunca mais “dormir” e ficar afastados de Deus.