“Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” (Lucas 19:10 – ACF)
“Por esse tempo, dirigiu-se Jesus da Galiléia para o Jordão, a fim de que João o batizasse. Ele, porém, o dissuadia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?”
Mateus 3:13-14
A vida de Jesus sempre demonstrou muito claramente que existem duas coisas que devemos ser: humildes e responsáveis. Temos uma facilidade de pensar que pessoas humildes são irresponsáveis, e de mesmo modo, pensamos que os responsáveis não poderão ser humildes. Mas porque isso? Quando uma pessoa se considera menor que outra, está demonstrando sua humildade, o que nos induz a considerarmos essa pessoa como uma “fraca”. Por outro lado vemos o perfil de pessoas responsáveis como sendo rígido e inflexível, sendo impossível de ser humilde.
É fácil de vermos pessoas com os dois extremos, umas muito responsáveis porém pouco humildes, enquanto outras são extremamente humildes, mas são irresponsáveis. Bom, isso é o que a sociedade tem idealizado, mas não o que Deus falou, e muito menos foi o que Jesus fez. Ele foi considerado o mais desprezado dos homens (Is 53:3) de tamanha humildade, mas também foi considerado o mais responsável e digno de receber todas as nações por herança (Sa 2:8).
Quando Jesus vai ao batismo, Ele se mostra um homem totalmente responsável, que tem convicção do que precisa fazer, porque sabia que deveria cumprir a vontade do Pai. Jesus vai à um ponto de humilhação tão grande, que se esvazia da sua divindade e da glória que tinha junto de Deus, aceitando viver aqui na terra assim como eu e você, homens naturais e pecadores, porém sem pecado. O batismo de Jesus marca sua introdução na vida dos pecadores. João estava batizando as pessoas que se arrependiam de suas vidas pecaminosas, mas agora, Jesus, um homem sem pecado se arrependeria do que?
Ah, o homem que não tinha pecando nenhum sobre os seus ombros, aceitou ser contado com os transgressores para poder assumir uma culpa que não era dEle, mostrando assim, ser o homem mais humilde. Mas ao mesmo tempo Ele foi responsável, pois precisava “cumprir toda a justiça” (v15), não fazendo caso de tudo que estava por vir, seguiu em frente, sem olhar para trás (Heb 12:2)!
Quanta responsabilidade! Quanta humildade! Quanto amor! Jesus fez tudo isso por nós, para que fôssemos perdoados e recebêssemos o dom divino da fé com a presença do Espírito Santo. Porém, se recebemos isso, seremos irresponsáveis com o que Deus nos confiou? Ou, ao invés de sermos humildes, seremos orgulhosos, achando que merecemos ser perdoados? Vamos aprender a dar os passos junto de Cristo, para andarmos assim como Ele andou!