“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16 – NVI)
“e Ele passou a ensiná-los, dizendo: Bem-aventurados … “
Mateus 5:2-3
Os versículos 3 a 11 do Evangelho de Mateus costumam ser conhecidos como o trecho das “bem-aventuranças”, e portanto é um trecho muito sublime das Escrituras. Embora a palavra “bem-aventurado” signifique feliz, quando nos referimos à essa passagem da Bíblia, não podemos tratar essa palavra simplesmente assim, mas podemos considerar que aqui, ela significa “mais que felizes”.
Comumente dizemos, ou costumávamos dizer que somos filhos de Deus, mas ao falarmos isso, será que temos certeza do que estamos falando? Será que já nos perguntamos como deve ser um filho de Deus? Bem, foi por meio de oito bem-aventuranças que Jesus descreveu o caráter dos que de fato assim podem ser chamados. Pois todos nós somos criaturas de Deus, porém para nos tornarmos filhos, precisamos de algo mais (João 1:12).
Mais que felizes são os filhos de Deus! Ele são felizes porque têm um Pai que conhecem e que é amoroso, cuidadoso, mas ao mesmo tempo um Pai que educa, ensina e repreende. Afinal “que filho há que o pai não corrige? ” (Heb 12:7). Sim! Deus nos corrige para que nos tornemos filhos, porque Ele quer moldar o nosso caráter, desejando assim que sejamos transformados à imagem de Jesus, Seu primogênito.
Ao lermos essas bem-aventuranças somos confrontados a fazer uma auto-análise sobre o nosso caráter, onde acabaremos concluindo que estamos longe do ideal. Mas ao mesmo tempo podemos nos aproximar das bem aventuranças com um objetivo errado em nosso coração, pois podemos estar buscando uma felicidade interior, ou até mesmo as bençãos dispostas em cada uma delas, porém não foi com esse objetivo que Jesus as expôs.
Jesus expôs as bem-aventuranças com o objetivo de nos mostrar o caráter dos que estão aptos a serem cidadãos celestiais, os quais são humildes, choram, são mansos, têm fome e sede de justiça, são misericordiosos, têm um coração limpo, são pacificadores e também são perseguidos. Uma maravilhosa lista de qualidades! Sim, quanto mais olhamos para essas características mais perceberemos que não estamos aptos para sermos cidadãos celestiais. Somos incapazes de conduzirmos a nossa vida de uma maneira que possamos melhorar, e é por isso que Deus quer nos ensinar, para que possa nos chamar de Filhos.
Talvez você esteja passando alguma dificuldade, ou algo não está saindo como planejou, ou até mesmo está enfrentando alguma doença ou perda, e nesses momentos o que você mais quer é poder ser um “bem-aventurado” e estar feliz. Porém é importante lembrarmos que mesmo sobre tudo isso Deus detêm controle, e também por meio de todas essas coisas, Ele quer te trazer para junto de si, pois Ele quer te chamar de Filho.