“Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” (Lucas 19:10 – ACF)
“Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus”
Hebreus 12:2a
Podemos ler a Bíblia inteira observando os passos de fé dados pelos profetas, sacerdotes, peregrinos entre outros que eram justos perante os olhos de Deus; e em meio a tudo isso, perceberemos que todos andavam em somente uma direção. Exatamente porque “todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra” (Heb 11:13).
De fato, todo aquele que anda pela fé têm “iluminados os olhos do seu coração” (Ef 1:18), para que consiga ver, mesmo de longe, não somente as promessas de Deus como os antigos as viram, mas sim para que consigam enxergar a Jesus, o autor e consumador da fé. Sim! Jesus, pois “por meio dele, tendes fé em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de sorte que a vossa fé e esperança estejam em Deus.” (1Pe 1:21). Portanto, não há outra forma de nos achegarmos à Deus, pois “há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (2Ti 2:5).
Jesus abriu um novo e vivo caminho para que pudéssemos nos aproximar de Deus, pois através de Sua morte, por meio do sangue derramado, podemos crer nEle como nosso Senhor, Salvador, Redentor e Justificador, a fim de “obtermos o fim da nossa fé: a salvação da vossa alma” (1Pe 1:9).
Ora, a fé é um dom que recebemos de Deus por crer em Jesus, e por assim ser, o apóstolo Paulo nos ensina: “procurai, com zelo, os melhores dons” (1Co 12:31). Portanto, se Jesus é o autor da fé, isso também significa que ele é a única fonte que pode nos doar essa dádiva, assim devemos incessantemente estar acessando essa fonte, para que em momento algum nos achemos em falta de fé. Agora, se isso ocorrer, devemos nos debruçar aos pés de Jesus e orar como o pai de um jovem fez: “Ajuda-me na minha falta de fé” (Mar 9:24).
Sem perder o foco de Jesus, e em passos de fé devemos andar continuamente, pois por meio dela Deus pode operar milagres, curar e dar descanso, mas principalmente, podemos alcançar o perdão e a justificação dos nossos pecados para obtermos a salvação das nossas almas. Foi por meio dessa fé, a “fé que vem por meio de Jesus” (At 3:16), que Pedro curou um coxo de nascença que estava na porta do templo, e assim, vivendo nesses passos e testemunhando coisas como esta, que ele pode nos escrever o valor da fé: “Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória” (1Pe 1:6-8).
Pela fé em Jesus, somos guardados pelo poder de Deus (1Pe 1:5), pela fé em Jesus seremos fortificados como Abraão o foi (Rom 4:2), pela fé em Jesus seremos justificados (Rom 3:28), pela fé em Jesus somos salvos (Ef 2:8), pela fé em Jesus viveremos (Heb 2:4, Gal 2:20). Tudo isso por causa de Jesus Cristo, que incessantemente nos toca, para que possa habitar em nossos corações, pela fé (Ef 3:17). Por isso, viva com Jesus, ande com Jesus, corra para Jesus e olhe para Ele, por todo o tempo, aproveite enquanto é tempo que se pode aumentar a fé, porque quando toda essa fé for consumada, a nossa esperança será satisfeita e estaremos eternamente em Ele para desfrutar do Seu amor, no Seu reino, com paz e alegria.