“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16 – NVI)
“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”
Hebreus 11:6
Se você parasse para pensar em o porque é necessário ter fé, quais seriam as primeiras respostas que viriam na mente? É muito provável que sejam relacionadas à esperança de que coisas boas aconteçam, que possamos ter paz, alegria e saude. Por isso nos é necessário analisarmos os motivos reais pelos quais a fé existe, e o porque precisamos dela, pois se ela se limitasse à uma mera esperança de coisas boas, quão inútil seria para nós, pois estaríamos centrados em nossos próprios desejos e mentes.
Por esse motivo, sim, a fé é mais que uma esperança, mas sim uma plena certeza em fatos que não vemos, portanto ela foi criada por Jesus para que possamos crer em Sua existência e obra, mesmo sem poder vê-lo. Por isso Deus, como Criador, olha por toda a terra à procura daqueles que têm um coração inclinado a conhecer quem Ele é, com o objetivo de manter uma comunhão ativa e ascensional. Entretanto, quanto à criatura, todos os que desejam conhecê-lo precisam ter fé, afinal todo aquele que procura se aproximar de Deus precisa crer que Ele existe, pois somente assim é que se pode achar graça diante dos Seus olhos e sermos agradáveis a Deus.
Sim, sem fé é impossível agradar à Deus. É somente por ela que podemos crer nas sagradas escrituras, e nos debruçar sobre cada verdade exposta a nós. E desse modo, de fé em fé, é que seremos justificados por compreendermos a justiça de Deus revelada por meio do Evangelho: Jesus Cristo.
Portanto pela fé podemos nos aproximar de Deus, crendo em tudo que Ele é, mas também crendo que pode nos justificar de nossos pecados! Sim, nossos pecados, pois quando nossa fé é legítima não somente passamos a ter um vislumbre de quem Deus realmente é em sua santidade, mas sim também começamos a ver quem nós somos diante dEle: pecadores. Assim, pela fé enxergamos o enorme contraste entre a santidade de Deus, e a a nossa pecaminosidade, por isso sentimos a necessidade de perdão e justificação, cujos quais somente podem ser concedidos por meio da fé em Jesus.
E sendo justificados mediante a fé em Jesus, todo aquele que crê deve edificar esse dom dia após dia, buscando Sua Palavra e enchendo-se do Espírito Santo. Pois quando aquele dia chegar, o dia do Senhor Jesus, dia cujo qual todos os que têm fé nEle anseiam, então os que se prepararam poderão obter o fim da sua fé: a salvação das almas. Não haveria recompensa melhor, pense nisso, estar com aquEle que conhece todo nosso ser, que sabe nossos pontos fracos e fortes, que sabe nossas dores, mas que também quer nos dar amor, e tudo isso em um lugar onde não haverá mais lágrima, nem mentira, nem dor. Será que não vale a pena deixarmos nossas coisas para edificarmos sobre um fundamento eterno que nunca será abalado? Busque à Deus, ame Ele, e conheça Seu Filho: Jesus!
Mesmo que a Palavra de Deus gere em nós fé para olharmos à frente para as coisas que irão acontecer, por meio dela também podemos e devemos manter nossa vida terrena no presente momento. Jesus nos ensina a vivermos a nossa vida dia após dia, entregando todas as nossas necessidades por meio da fé a Deus, pois Ele cuidará de nós. Por que teremos ansiedade, se podemos lançá-la nas mãos dEle em oração e descansar nosso coração? Para que ficarmos tentando acertar os passos, se Ele quer nos guiar? Porque ficamos magoados com os outros, se fomos perdoados de pecado maior? Porque deixaríamos a morte de Jesus na cruz ser em vão, se podemos correr e nos render aos Seus pés a fim de aceita-lo como Salvador? Porque desperdiçaríamos os poucos anos de nossa vida correndo atrás do vento, se podemos agradar à Deus edificando nossa fé em Jesus? Afinal para o que vivemos, ou melhor o porque vivemos? Não é porque Deus ainda faz nosso coração bater a fim de nos dar mais uma chance de conhecê-lo? (Eze 18:31-32).