“E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.” (João 8:32 – NVI)
“E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram”
Mateus 4:19-20
Tem alguns convites que recebemos, cujos quais costumamos dizer serem “irrecusáveis”, como por exemplo: “eu vou pagar um churrasco com os amigos, quer ir ?”, quem negaria? Ainda mais sendo gaúcho! Pois bem, eventualmente recebemos algum convite, e dependendo da nossa disposição aceitamos ou recusamos.
O versículo acima mostra o convite feito por Jesus para André e Pedro, os quais já haviam passado uma noite inteira tentando pescar e não haviam pego nem um peixe sequer (Lucas 5.5). Ambos estavam exaustos e ainda trabalhado, que disposição teriam para largar tudo e ir seguir Jesus? Talvez o contexto deles não poderia ser mais apropriado, pois estavam desanimados e frustrados com a vida pois não conseguiam nem o seu próprio sustento.
Assim Jesus aproveita momentos de debilidade que temos a fim de nos chamar para que o sigamos, porém segui-lo sempre exige renúncia de algo. Para Pedro e Andre isso significou deixar as redes e a profissão, mudando totalmente de vida. Porém para nós pode significar outras coisas, onde a grande questão é: estamos dispostos? Estamos dispostos à perder algo ou deixar de ter algo para seguir a Cristo?
A primeira coisa que somos confrontados à deixar é a nossa vida de pecado, nos arrependendo e mudando as atitudes quanto as coisas que ferem à Deus. A segunda coisa que precisamos aprender quando começamos à seguir Jesus é justamente saber ser um seguidor. Quando estamos seguindo alguém, não andamos por onde queremos, mas sim pelos lugares em que aquela pessoa está indo e nos conduzindo, é exatamente isso que Jesus vai fazer com cada um dos seus seguidores, pois irá os guiar pelos caminhos que conduzem à Deus e por consequência para a vida eterna.
Então se ao seguirmos Jesus seremos guiados por caminhos que conduzem à vida eterna, por que não ir imediatamente como André e Pedro fizeram? Bem mais uma vez, as vezes não estamos dispostos o suficientemente para isso, pois costumamos gostar tanto das coisas da vida terrena, que elas nos prendem e nos impedem de seguir Jesus rumo à vida eterna. Você já chegou a analisar sua vida quanto a isso? Você estaria disposto a largar tudo para ir atrás de Jesus? Talvez você possa meditar no texto de Mateus 10:37-39 que fala sobre o que pode nos tornar indignos de seguir Cristo.
Talvez nos achemos indignos ou até incapazes de seguir a Jesus, bem, se é seu caso, você deve se alegrar, porque é exatamente pessoas indignas e incapazes que Ele está procurando, pois assim como transformou o indigno pescador de peixes Pedro em um digno pescador de homens, Ele irá fazer com cada um que se achegar com disposição, inclusive você!