“Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.” (João 5:24 – NVI)
“Ouviste o que foi dito aos antigos…. Eu, porém dos digo…”
Mateus 5:21-22
Quando lemos o capítulo cinco do Evangelho de Mateus, entre os versículos 21 e 47 poderemos ver uma exposição de Jesus sobre cinco temas distintos da Lei Mosaica. Para cada item abordado Ele não somente menciona a lei, mas sim faz uma exposição corretiva de como interpreta-lá.
Assim como Deus deu a Sua lei para o povo Israelita, Ele também suscitou profetas e sacerdotes para que, não somente fossem Seus comunicadores, mas sim para que também ensinassem a Sua Palavra ao povo. Jesus porém faz uma exposição sobre a interpretação errada e distorcia de cinco quesitos da Lei, respondendo-os de maneira correta e clara, de tal modo que não houvessem questionamentos.
“Porque Deus não é de confusão, e sim de paz” (1Co 14:33). De fato! Deus é um Deus que não quer nos confundir com Suas Palavras, mas sim que nos trazer paz! Somente por meio do Seu Espírito Santo, podemos ter uma interpretação correta de tudo que foi exposto, e, sem termos peso no coração, alcançarmos paz por meio de tudo o que Ele nos fala.
Se lermos um trecho de Sua Palavra e isso nos inquietar, podem existir dois motivos prováveis: ou interpretamos de maneira errada o texto, ou realmente nossas atitudes de vida não estão nos padrões expostos. Não podemos ignorar que somos falhos em ler e interpretar Sua Palavra, pois de fato ela nos julga e teremos de nos posicionar, assim como homens naturais não temos capacidade alguma ter ter acertividade em compreender coisas espirituais. Agora, quando lemos coisas espirituais de Deus, mesmo que não as compreendamos, se elas nos incomodam, precisamos estar atentos.
Qual deve ser a nossa atitude? Devemos fazer o pedido do salmista: “Chegue a ti, SENHOR, a minha súplica; dá-me entendimento, segundo a tua palavra” (Sa 119:169). Se Ele é o autor da Palavra, e se foi Ele quem nos criou, ninguém melhor que Ele próprio para nos revelar onde estamos errando! Ah, como Deus anela por pessoas que O busquem e que desejem ter entendimento! Ele deixou registrada essa decepção com o homem em dois Salmos (14 e 53), e se não bastasse ainda usou Paulo para que relembrasse isso no novo testamento (Ro 3:11).
Deus quer abrir nossos olhos para que possamos vê-lo em Sua Palavra! Ele quer se revelar a nós, e assim como Jesus disse, nos dizer: “Você pode saber tantas coisas, você foi ensinado assim, mas você também quis ver com seus próprios olhos dessa maneira. Porém, agora Eu quero lhe mostrar os caminhos de verdade, eu porém lhe digo que somente por mim você pode ter paz em seu coração”.
“Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Heb 4:12). Não há como ignorarmos a Sua palavra, ela não somente rege todas as Leis do universo, desde físicas até as de vida, como também rege a nossa consciência. Pois é somente por meio dela que podemos conhecer quem realmente somos, mas também quem realmente Deus é! E de igual forma é através da Palavra de Deus que conhecemos a Jesus, nosso Salvador, que pode nos perdoar, tirar nosso fardo e também trazer salvação às nossas almas.