“Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” (Lucas 19:10 – ACF)
“Ouvindo, porém, Jesus que João fora preso, voltou para a Galiléia”
Mateus 4:12
Muitas vezes saímos do lugar onde vivemos para fazer outras coisas, seja para trabalho, para férias ou simplesmente poder visitar um amigo, porém, quando voltamos sempre trazemos algumas coisas conosco, sejam elas materiais ou simplesmente as lembranças de tudo que fizemos. Porém em meio à elas sempre haverá algumas de imenso valor e que iremos guardar por muito tempo.
A viajem de Jesus para Jerusalém (Mateus 3:13) não foi somente à passeio, mas sim foi para cumprir algo que lhe era necessário fazer. Quando Ele retornou para a Galiléia, onde residia, Jesus trazia uma bagagem tremenda, pois estava tinha consigo o Espírito Santo (não que antes não o tivesse), bem como as boas lembranças do testemunho que recebera de Deus quando disse “este é meu Filho amado, em quem me comprazo”, mas também trazia as ruins, de quando foi tentado e a quando recebeu a notícia da morte de João.
Talvez nos dias atuais muitos de nós tivemos que retornar aos nossos lares, pois fomos impedidos de sair de nossas casas e realizar nossas atividades rotineiras, como trabalhar, ir ao mercado, frequentar a igreja e da mesma forma tantas outras coisas. Porém assim como Jesus retornou para seu lar com uma bagagem, assim também nós retornamos cheios de bagagem e experiência. Portanto a questão é: o que faremos com tudo isso que recebemos? Quando tudo isso passar podemos simplesmente retomar nossas atividades, e voltarmos a ser os mesmos que éramos antes, ou podemos ser como Jesus, que por ter o Espírito Santo consigo levou luz para a região em que vivia (assunto da próxima semana).
Deus tem total controle de tudo, porém as vezes não conseguimos ter uma plena convicção disso, o que pode nos levar em alguns casos a achar que Ele está sendo injusto ao permitir que ocorram tantas coisas ruins. Pois bem, se Ele permitiu tudo isso é porque deseja que voltemos para as nossas vidas de uma maneira diferente, carregando uma bagagem que nunca tivemos antes, bagagem tal que mudará nossos pensamentos e atitudes. Jesus já era perfeito e não precisava de nenhuma mudança, porém Ele andou como gostaria que andássemos, e testemunhou de como deve ser a vida de um filho de Deus.
Quando Jesus saiu da sua vida normal e foi para Jerusalém, Ele recebeu o testemunho de que era Filho de Deus, mas e nós? Será que ao retornarmos à nossa vida normal também seremos considerados filhos de deus? Bem, talvez esse possa ser um dos motivos pelo qual Deus nos tirou da nossa rotina, pois Ele está sempre nos chamando e para isso usará todos os meios possíveis, gostemos ou não. Portanto, que tal voltarmos para nossas vidas normais com um novo titulo? Que possamos usufruir desse momento para buscar à Deus, a fim de que possamos ser chamados de Seus filhos assim como Jesus é.