“Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.” (João 5:24 – NVI)
“Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”
Mateus 3:11
Em nossa mensagem anterior lembramos que não temos capacidade nenhuma de produzir bons frutos, mas precisamos compreender qual o único meio de conseguirmos isso.
João não tinha nenhum poder para melhorar a si mesmo e muito menos aos outros, pois veio a esse mundo como um homem pecador. Entretanto sua mensagem apontava para aquEle que não tinha nenhum pecado: Jesus.
Assim como João, eu e você somos pecadores e não temos nenhuma capacidade interna de mudarmos nossa vida sozinhos. Deus conhece todas as limitações do homem, afinal foi Ele quem nos criou. Por esse mesmo motivo Ele envia Seu Filho em forma humana, em carne, sujeito às mesmas tentações que nós, mas sem pecado.
Jesus veio ao mundo para vencer o pecado por nós, e através de sua morte na cruz nos dar uma nova oportunidade, uma nova vida, porém agora sem pecado.
Aquele fruto digno de arrependimento que precisávamos produzir e não conseguíamos foi o motivo para a vinda de Jesus, assim, agora é possível por Seu intermédio. Por isso não podemos fazer por nossas próprias forças, porque seremos derrotados, mas sim, hoje podemos ser batizados com o Espírito Santo, que nos dá a capacitação necessária para conseguirmos gerar esses frutos.
João ensina a olharmos para Jesus, por isso ele mesmo comenta que não era digno nem de levar as Suas sandálias. Mas espera aí, que atitude é essa de João ao dizer isso? O que João tinha no coração quando disse que “não era digno nem de levar as sandálias” de Jesus? Sim! Um verdadeiro fruto de arrependimento! Precisamos reconhecer que nada somos, mas que Ele, Jesus é tudo! Ele levou nossos pecados na cruz e rasgou a dívida que tínhamos, mas agora Ele também quer nos transformar para sempre .
Por isso vamos deixar Ele falar aos nossos corações, nos mostrando o quanto somos maus, e ainda mais, vamos permitir que Ele transforme nossas vidas a fim de que possamos ser árvores boas e frutíferas.
Ele vai nos auxiliar! Ele preparou um Consolador para estar conosco, Deus quer nos enviar o Espírito do Seu Filho, para que nos tornemos filhos do Pai Celeste. Assim Deus quer que aceitemos Jesus em nossas vidas, o amando acima de tudo, porque isso é o que nos aproxima dEle.
Afinal, “aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus” (Fp 1:6). Deus não deixa as coisas pela metade, o que Ele começa, Ele mesmo terminará. Assim que nós aprendamos a ter atitudes que não venham a impedir Deus de executar Sua obra em nós.