“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16 – NVI)
“Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e ele passou a ensiná-los …”
Mateus 5:1-2
Este versículo é o início de um conjunto de 3 capítulos do Evangelho de Mateus que normalmente é chamado de “Sermão do monte”. Este sermão é a maior exposição de ensino que Jesus proferiu, pois Ele discorreu entre diversos assuntos, dos quais alguns são morais, outros doutrinários, alguns falam de relacionamentos e também há um alerta profético.
Ao lermos os capítulos 5, 6 e 7 de Mateus e tentarmos analisar a nossa vida em cima desses ensinos, certamente chegaremos à conclusão de que estamos muito longe de atendê-los, e que não temos força suficiente para que consigamos pôr em prática todos os pontos expostos por Jesus. É exatamente por isso que Jesus fala tanto do Pai, ou o Pai Celeste, afinal são 15 menções, deixando claro que será por meio dEle que podemos ser capacitados a viver de maneira mais justa e digna, conforme esse trecho expõe.
Jesus se assenta para ensinar, e os mais interessados no ensino (Seus discípulos) se aproximaram dEle, sobre essa atitude podemos tirar algumas lições. Podemos perceber que Jesus se assenta, o que mostra sua humildade e posição de mestre, Ele não estava ali para dar ordens ou para exigir algo, mas sim, estava ensinando e quem tivesse interesse em ouvir, o ouviria, quem quisesse ir embora, poderia ir, quem quisesse aplicar à sua vida aqueles ensinos, assim o poderia fazer.
Jesus, o filho de Deus se assenta para nos ensinar, com calma e de maneira paciente, e é dessa mesma forma que Ele espera que nos comportemos, como pessoas que se interessam pelo ensino. Os Seus discípulos se aproximaram mais que toda aquela multidão, eles tinham interesse, pois eram seus alunos, eles queriam aprender o Mestre. Jesus percebeu a disposição do coração deles em aprender e de reter aquele ensino, por isso os ensinou calmamente, assentados.
Hoje parecemos crianças agitadas, fazemos todas as coisas correndo, nunca tendo o tempo suficiente que gostaríamos de ter. Estamos sempre envolvidos em muitas atividades, seja trabalho, família, diversão, ou o que for, nunca paramos e nos assentamos. Em meio à tudo isso é bom lembrarmos do alerta que Jesus fez “Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Mat 16:26), porque de fato, somente teremos garantia da nossa salvação estando assentados aos pés do Senhor.
Como tem sido a nossa vida? Será que temos nos assentado para ouvir o Senhor falar? Será que temos ficado diante dEle o tempo suficiente? Será que estamos retendo os ensinos, ou ainda mais os pondo em prática? Bem, todo o sermão do monte nos induz a fazermos uma auto-análise, pois precisamos ver nossos defeitos e erros a fim de que possamos buscar auxílio.
Com a graça de Deus pretendemos expor calmamente esse tão profundo ensino de Jesus, portanto as próximas mensagens serão dedicadas aos capítulos 4, 5, e 6 do Evangelho de Mateus.