“Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.” (João 5:24 – NVI)
“Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.”
Mateus 5:11-12
Todos nós temos uma visão limitada sobre os fatos, principalmente quando queremos olhar por um binóculo para o futuro. Por este motivo ao lermos os dois versículos acima acabamos dando mais importância às coisas ruins por eles citadas do que as boas.
Aqueles que realmente almejam as coisas celestiais sempre passarão por provações, dificuldades e até perseguições. Mas porque isso? Jesus disse: “não podeis servir a dois senhores” (Mat 6:24). Quando escolhermos por servir a Deus, mudaremos nossos posicionamentos para que a vontade dEle seja satisfeita, porém em contra partida, estaremos deixando de satisfazer a nossa própria vontade, bem como a de pessoas e também não mais usaremos nem o dinheiro como a coisa mais necessária da vida (Mat 6:24b).
Apesar de a Bíblia ser tão clara sobre os aspectos das dificuldades, ela também lança luz na recompensa eterna, “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação” (2Co 4:17). Aqueles que realmente aceitaram Jesus como Salvador e Senhor de suas vidas, negam a si mesmos e fazem a vontade dEle (Mat 16:24). Estes são os que terão direito a desfrutar desse “grande galardão nos céus”, e justamente por isso já são felizes e bem-aventurados ainda na terra porque conseguem almejar coisas superiores, coisas lá do alto (Col 3:2). Os que amam a Cristo e o seguem também sabem que a vida não se limita a esses 60, 70 ou 80 anos que vivemos aqui, mas sim, sabem que a vida é eterna, e por este motivo não querem viver nessa terra cheia de corrupção, pecado e hipocrisia, mas almejam uma pátria superior, com fundamentos e que é governada pelo próprio Deus, porque Ele já a têm preparado (Heb 11:16).
Enquanto estamos cheios de vida e com saúde, não temos tempo para pensar no que virá após a vida passar. As pessoas somente costumam a pensar nisso quando o dia da morte está mais próximo, ou porque a saúde já não dá mais expectativas de vida, porque a idade já está bem avançada, mas até mesmo diante de uma situação de imenso perigo. Assim Deus vai ficando de lado e acabamos vivendo nossa vida, “curtindo” os dias que temos e querendo desfrutar de tudo que conseguirmos e como queremos.
“Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna.” (Jo 12:25). Jesus nos exorta a não almejarmos nenhum contentamento aqui nessa terra, pois ela é passageira e daqui nada levaremos. As coisas dessa terra nunca podem nos dar uma alegria completa, nem podem mudar o nosso fim.
Por esta causa necessitamos colocar os nossos olhos naquEle que é poderoso para nos salvar. Jesus o é a esperança que temos, pois somente Ele venceu todas tentações, somente Ele foi perfeitamente obediente à Deus o Pai, e também somente Ele venceu a morte. Por esta causa Jesus nos lembra mais uma vez: “No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (Jo 16:33). Que possamos almejar, buscar e nos preparar para estar com Jesus em Seu reino de glória eternamente!