“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;” (Atos 2:38 – ACF)
“E esta é a promessa que ele mesmo nos fez, a vida eterna”
1João 2:25
Todos nós conhecemos aquele dito popular “promessa é dívida”! E de fato, se formos fazer alguma promessa temos de ter absoluta convicção de que iremos ser capazes de cumprir. Entretanto existem coisas que não estão sob o nosso controle e que podem impedir que cumpramos algo, por exemplo, se prometermos visitar algum amigo em determinado dia, porém no dia anterior ficarmos doentes e formos hospitalizados, não conseguiremos atender ao voto feito. Nesses casos é compreensível que houve um “motivo de força maior” que impediu o cumprimento da promessa.
Como homens naturais, todos nós estamos sujeitos às circunstâncias que podem ocorrer e modificar todo nosso planejamento. Mas temos de dar glória à Deus porque Ele não está sujeito à nada, nem coisa alguma pode mudar as Suas determinações. Por esta causa, temos a garantia da promessa da vida eterna em Cristo Jesus, e, quanto tomamos posse disto, podemos ficar descansados e seguros do nosso destino futuro.
Assim precisamos acatar às instruções que Paulo nos deixa: “Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna…” (2Ti 12:6). Por que de fato, precisamos ir em busca dessa promessa, afinal, é em Cristo que estão ocultos todos os mistérios de Deus, inclusive a fonte da vida eterna, e por meio da fé, crendo em Cristo, precisamos vencer a nós mesmos, para ir em busca dela.
“Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” (Jo 7:38). Jesus Disse, “quem crer”, sim, isso mesmo, “quem crer em mim, como diz a Escritura”, esse é o único meio de alcançar a promessa da vida eterna. Por esta causa não existe espaço para frases como “todos caminhos, ou religiões nos levam à Deus”, ou também “todos somos filhos de Deus”, mas sim Deus está é procurando “adoradores que o adorem em espírito e em verdade” (Jo 4:24).
Se nos entregarmos à Cristo, crendo que ele é o Salvador do Mundo que foi morto porém está ressuscitado, e também nos arrependermos de nossos pecados, e buscarmos nos colocar nos Seus caminhos, então, de fato teremos direito à promessa da vida eterna.
Ao entrarmos no caminho que conduz à essa vida, precisamos perseverar e nunca desistir, mas ainda que recaiamos em alguns momentos e nos mostremos “infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo” (2Ti 2:13). Por isso podemos entregar nossas vidas nas mãos daquEle que promete e cumpre, e assim nEle também descansemos, sabendo que “nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rom 8:38-39).
Vamos aproveitar a vida que de Deus nos deu para O buscar, mas também para receber Suas promessas a fim de que não tenhamos a infelicidade mencionada por Watchmann Nee: “Não há nada mais trágico na vida, do que chegarmos ao fim dela e descobrirmos que tomamos o caminho errado”.