“Asseguro-lhes que aquele que crê tem a vida eterna.” (João 6:47 – NVI)
“Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir”
Mateus 5:17
Você já leu a lei mosaica que Deus deu à Moisés? Conhece algo sobre os sacrifícios instituídos, as oferta, os mandamentos, entre outros? Caso nunca ouviu falar, fica um convite para fazer uma leitura dos livros de Levítico, Números e Deuteronômio.
No antigo testamento, quando a Lei foi dada à Moisés, Deus ordenou que fossem realizados diversos tipos de sacrifícios para a expiação do pecado e da culpa, bem como ofertas voluntarias, festas, e procedimentos de purificação das pessoas. E tudo isso por causa dos seus mandamentos, decretos e preceitos, que se mostravam quase impraticáveis.
Deus ordenou que o povo israelita seguisse à risca todas suas instituições, por esse motivo eles foram um povo escolhido pelo próprio Senhor, e fora deles não havia esperança na terra. Porém Deus sempre soube que a Sua lei jamais seria cumprida e portanto Ele mesmo nunca teria pleno agrado em algum homen. Por este motivo preparou Seu Filho, para que viesse ao mundo a fim de cumprir tudo o que estava ordenado, desde os mandamentos, decretos e preceitos, bem como oferecer-se a si mesmo como sacrifício para expiar o pecado e a culpa, agora não somente da nação israelita, mas sim de todos os que viessem a crer nEle.
“Não vim para revogar, vim para cumprir”, que grande consolo! A lei era irrevogável, por isso Jesus Cristo como homem a cumpriu plenamente e em cada requisito, para que fôssemos libertos do regime de servidão imposta pela lei. Caso contrário, mesmo hoje, seria necessário que ainda houvessem sacrifícios.
“Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus, aguardando, daí em diante, até que os seus inimigos sejam postos por estrado dos seus pés. Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados.” Hebreus 10:12-14
Sim! Um sacrifício para todos! Jesus morreu por todos, e por isso isso fomos aproximados de todas as promessas feitas por Deus, tendo assim a oportunidade de crer nEle como Salvador e alcançar o perdão de todos nossos pecados.
O que diríamos de um Deus tão amoroso? Ele nos criou e, nos rebelamos contra aquEle que nos fez alma vivente, não só deixamos de guardar seus mandamentos, mas também deixamos crer nEle. Porém apesar disso, por seu infinito amor fomos substituídos na morte por Cristo, para que crendo nEle não pereçamos eternamente.
Louvemos ao Senhor! Cantemos alegremente ao Deus que nos salva e nos conduz pelos caminhos eternos! Glorifiquemos o Seu Santo Nome, porque Jesus é poderoso para nos remir de todo pecado! Conheçamos quem Ele realmente é, pois se alegrará conosco! Entreguemos nossas vidas nas mãos dEle pois somente assim estaremos seguros!