“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” (Romanos 3:23 – Contribuição da nossa leitora Nilza)
“O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz.”
Mateus 4:16
Ah quão maravilhosa é a luz de Jesus! Ela traz esperança em meio às trevas, assim como a vida para todos aqueles que andam no vale da sombra da morte, curando corações e clareando nossos caminhos para que saibamos por onde devemos andar. Podemos até pensar no tamanho do privilégio que os moradores da Galiléia e Cafarnaum tiveram em ver essa luz, pois por onde Jesus passava, ia fazendo uma obra maravilhosa na vida das pessoas. Porém esse não é um privilégio exclusivo deles, mas hoje eu e você podemos desfrutar dessa “grande luz”.
Desde o primeiro homem, Adão, o ser humano sempre vive embaixo de trevas, pois desde que o pecado entrou no mundo, a morte passou a existir e o homem que deveria ser imortal passou a ser mortal. Deste então todos vivem assombrados com ela, tendo um peso no coração, bem como sempre um certo medo e preocupação com tudo que nos aproxima dela.
Enquanto por um lado a morte pode ser expressada pelas trevas, de outro, a vida é manifestada pela luz. Essa luz é conhecida por meio de Cristo, pois Ele trouxe vida para nós que estávamos mortos em delitos e pecados, colocando sua luz sobre nossos pecados e fazendo-os reviver. Mas será que é isso mesmo? Sim, Jesus fez reviver o nosso pecado por meio de Sua luz, expondo-nos o que realmente somos. Agora talvez você se pergunte: mas se Ele veio por causa dos nosso pecados, para nos perdoar, porque iria expor os nosso pecados? É simples: se você tem um conta no banco com saldo positivo e vai usando o cartão, porém nunca verifica se está negativa, então somente saberá que esta em dívida quando o gerente do banco ligar para avisar você. Pois é exatamente isso que Jesus precisa fazer conosco, Ele mostra o tamanho da divida que temos para com Deus por causa dos nossos pecados, para somente então, termos a real consciência de que ela é impagável, e agoras sim! Podemos recorrer à Jesus, somente depois de reconhecemos nossos pecados, pela luz que Ele mesmo colocou sobre nós, então podemos lhe pedir perdão por tudo, e pedir que Ele salde nossa dívida com Deus.
Podemos ter dificuldade em tantos aspectos da nossa vida, podemos achar que estamos em trevas, podemos até ser assombrados pela morte, mas devemos lembrar da Luz: Jesus, e busca-lá, para que ela possa nos curar dos pecados, mas não somente isso, para que Ele possa trazer vida de volta ao nosso ser. Ah que grande e maravilhosa Luz! Jesus, a Luz do mundo!