“Asseguro-lhes que aquele que crê tem a vida eterna.” (João 6:47 – NVI)
“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”
Mateus 5:16
Uma das passagens mais claras que temos sobre o que Deus quer dizer com este versículo é essa:
“Mas os judeus, vendo as multidões, tomaram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava. Então Paulo e Barnabé, falando ousadamente, disseram: Era necessário pregar a palavra de Deus primeiro a vocês. Mas, como vocês a rejeitam e se julgam indignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios. Porque o Senhor assim nos determinou: “Eu coloquei você como luz dos gentios, a fim de que você seja para salvação até os confins da terra.” Os gentios, ouvindo isto, se alegravam e glorificavam a palavra do Senhor. E creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna.” Atos 13:45-48
Paulo era um homem que perseguia os Cristãos de uma maneira tão intensa que chegou a participar da morte de Estevão. Porém quando ele conhece a Cristo, sua vida é transformada de perseguidor para apóstolo e missionário da Igreja. Agora ele estava falando ousadamente sobre Jesus Cristo, ou seja estava cumprindo a vontade de Deus para sua vida, bem como levando luz aos que estavam cegos na escuridão dos pecados, a fim de que se arrependessem.
Paulo estava pregando a mensagem de Cristo para os judeus cujos quais se alegraram, mas por causa do seu orgulho acabaram rejeitando as boas novas do Evangelho (At 13:44-45). E em meio à tudo isso, enquanto os judeus contradiziam Paulo, outras pessoas começaram a se converter e à glorificar a Deus.
Aqui vemos dois grupos de pessoas, ambas pararam e ouviram as palavras anunciadas, ambas foram tocadas por elas, mas enquanto em um grupo, as pessoas glorificavam à Deus, no outro, elas acabaram atrapalhando o envio da mensagem.
E nós, qual é a atitude que temos quando enfrentamos a Palavra de Deus? Em que grupo de pessoas nos posicionamos? Somo os que acolhem a semente do Evangelho em nossos corações e a deixam crescer e multiplicar, ou nosso coração é duro demais para permitir isso? Diante das coisas de Deus ninguém consegue ser indiferente, agindo como se não houvesse nenhum confronto interno, pois Ele sempre vai bater de frente com as convicções erradas que temos, a fim de que nos arrependamos e deixemos de pecar. Assim muitos tentam cauterizar a consciência e agem como se nada fosse, enquanto outros até aceitam que estão errados, mas colocam na balança e trocam as coisas de Deus pelas do mundo; porém ainda existem aqueles que acolhem tudo, e permitem que Deus os transforme.
Quando Deus transforma alguém, não temos outra atitude à fazer senão glorifica-lo. Portanto, sim! Deus usa pessoas para que outros sejam alcançados pela Sua graça, e nisto está sua glória, pois Ele é um Deus de amor, e irá usar todos os meios possíveis para nos alcançar.
Assim à Ele podemos cantar: “Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas” (Ap 4:11)