“E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.” (João 8:32 – NVI)
“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos”
Mateus 5:6
Será que você consegue imaginar um enorme banquete em uma mesa? Que tal pensar nesse mesmo banquete todos os dias? Só de pensar nessa hipótese já sabemos que precisaríamos ter mais fome para tanta comida! Bem, Jesus prometeu por meio desse versículo que seremos fartos, não importa o tamanho da nossa forme ou sede de justiça.
Claramente Jesus mostra que essa Justiça somente pode ser advinda de Deus, por meio de Seu Filho Jesus Cristo, porque Ele é o único que pode nos tornar justos perante Deus e também nos purificar do nosso pecado, conduzindo-nos à santificação. Portanto Deus quer que sejamos pessoas insaciáveis, que buscam a Sua Justiça: Cristo, o tempo inteiro.
Esse versículo revela o caráter do amor de Deus para conosco! Revela o quanto Ele nos ama! Pois Deus, em sua renovadora misericórdia, imputou sobre Jesus Cristo, Seu único Filho, a sentença de morte que caberia a nós por causa dos nossos pecados, destruindo aquilo que poderia nos deter na morte eterna, para nos dar vida por meio de Cristo. Portando quanto mais percebermos o quanto somos pecadores, e por esta causa, mais buscarmos a justiça de Deus em Jesus, mais a alcançaremos, ou seja Ele nos justifica na mesma medida em que o buscarmos como fonte de justiça.
Assim, se quisermos encontrar Deus, Ele se deixará ser encontrado, se quisermos conhecê-lo, Ele se revelará à nós, se quisermos conhecer Sua santidade, Ele nos dará um vislumbre de Sua Glória, se quisermos nos refugiar em Deus, Ele nos protegerá. Agora, se não temos nenhum anseio que nos leva a buscar algo em Deus, é porque não reconhecemos nosso pecado, e nesta condição não podemos ser participantes de Sua Justiça, aquela que nos traz a vida eterna.
Ah! Deus prepara um enorme banquete para todos nós, e isso Ele faz pelo seu infinito amor à todos Aqueles que querem comer deste banquete. Pois todos que reconhecem não conseguir fazer o bem, mas entendem que continuam a pecar, estão convidados à participar desta mesa em que Deus pode saciar a fome e sede de justiça de cada um.
Ah maravilhoso amor de Deus, que entregou Seu Filho Jesus Cristo, para que morresse em nosso lugar, para que, crendo nEle pudéssemos ter vida eterna! Podemos nos deleitar nessa vida, sabendo que ela é eterna e não cessará, e também sabemos que quanto mais a buscarmos, mais veremos que ela é como uma fonte abundante, que pode tanto nos lavar das manchas dos nossos pecados, como também nos mostrar aquEle que fez tudo isso por nós: Jesus.
Que o nosso desejo pela Justiça de Deus em Cristo Jesus seja maior que qualquer outra coisa que possamos ter, seja dinheiro, familia, saúde, e até mesmo a nossa própria vida, pois Ele mesmo, por sua obra de justiça na cruz pagou o alto preço, derramando Seu sangue e Sua vida para que pudéssemos ser Seus irmãos e filhos de Deus.